A cirurgia minimamente invasiva é aquela feita por meio de pequenas incisões ou através dos orifícios naturais do corpo humano. Na urologia, através da uretra podemos atingir todo o trato urinário. O objetivo desse tipo de cirurgia é diminuir a agressão cirúrgica. Isso normalmente significa menos dor, menor sangramento, menor resposta inflamatória, bem como o retorno mais breve às atividades do dia a dia.
Na urologia temos alguns tipos de cirurgia minimamente invasiva:
Endourologia: a endourologia é realizada por meio da inserção de pequenas câmeras e endoscópios no trato urinário. Através da uretra podemos ter acesso a todo o trato urinário masculino ou feminino. Na maioria das vezes esse tipo de acesso é usado para o tratamento de cálculos renais ou tumores da bexiga, do ureter ou da parte interna dos rins.
Videolaparoscopia: nessa modalidade o cirurgião acessa a área a ser operada através de pequenos orifícios na parede abdominal. Através desses orifícios, o médico passa pequenas cânulas de cerca de 1,0 cm de diâmetro. Por essas cânulas podemos introduzir pinças e câmeras e realizar a cirurgia sem realizar grandes cortes na parede abdominal. Esta opção costuma ser utilizada em casos de cirurgias oncológicas dos rins, próstata e bexiga, além de cirurgias para recontruir o Para operar com a cavidade abdominal fechada, o cirurgião enxerga através de um monitor de imagem com visão em duas dimensões e trabalha com pinças que não conseguem reproduzir todos os movimentos da sua mão e punho. Isso impõe dificuldades e exige bastante treinamento da equipe.
Cirurgia robótica: a cirurgia robótica é um tipo de cirurgia laparoscópica, mas realizada com a assistência de um robô cirúrgico. O robô disponível para uso hoje em dia é o Da Vinci, produzido pela empresa norte americana Intuitive Surgical. Algumas vantagens desse método são imagens em terceira dimensão e pinças cirúrgicas articuladas, o que facilita sobremaneira o trabalho do cirurgião. O robô cirúrgico atualmente não opera sozinho e funciona sob comando do cirurgião. Esse tipo de cirurgia é utilizada principalmente para cirurgia de câncer de próstata, bexiga e rim, além de outros problemas. A plataforma robótica melhora a performance do cirurgião e normalmente se traduz em uma melhor recuperação do paciente.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato para marcar uma consulta!