A cirurgia para tratmento dos cálculos renais é feita com o objetivo de eliminar as pedras nos rins que atingem um tamanho que não permita a eliminação natural. Existem diferentes tipos de cirurgias:
- Cirurgia a laser:
É feita por meio de uma micro-câmera introduzida pelo canal da uretra, chegando até o ureter ou mesmo o rim, onde os cálculos serão destruídos pelo laser. Com taxa de sucesso de 90% a 98%, o pós-operatório é simples. O paciente costuma receber alta no mesmo dia, podendo realizar atividades normais dentro de uma semana.
- Cirurgia por ondas de choque (litotripsia extracorpórea)
Funciona por meio de ondas sonoras que fragmentam as pedras nos rins. Durante o tratamento, o médio localiza o cálculo a ser tratado com raio-x ou ultrassom. As ondas sonoras são aplicadas repetidamente sobre o cálculo até a fragmentação em partes menores que serão eliminadas pela urina. Feito com sedação, o paciente pode retornar para casa duas horas após o processo.
- Cirurgia com pequeno corte (nefrolitotripsia percutânea)
Realizada em casos nos quais a pedra tem mais do que 15 mm. A cirurgia envolve um pequeno corte feito nas costas do paciente, através do qual uma pequena cânula é inserida. No interior do rim a pedra é localizada com o auxílio de um endoscópio e então fragmentada com uma espécie de mini britadeira ou mesmo o laser. Os fragmentos são retirados com auxílio de uma pinça
Nesse tipo de cirurgia o paciente permanece internado de 2 a 3 dias. A recuperação pode levar de dez a quatorze dias.
As principais recomendações no pós-operatório são:
- Líquidos (como chá, água e sucos naturais) podem ser consumidos em abundância;
- Nas duas primeiras semanas, o paciente deve evitar atividades intensas e exercícios físicos em excesso, mantendo repouso relativo;
- O paciente pode dirigir após dez dias;
- Após a alta, o ato de subir e descer escadas deve ser feito com cuidado;
- O médico irá receitar analgésicos, caso haja dor;
- Caso haja dor intensa, sangramento, febre e outros sintomas, o paciente deve ir ao pronto-socorro do hospital no qual foi operado.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato para marcar uma consulta!