A ejaculação rápida, também conhecida como ejaculação prematura, é uma condição em que o homem atinge o orgasmo muito rapidamente após a penetração. Em alguns casos até antes de penetrar. Não existe um tempo exato para se classificar o homem como ejaculador precoce, mas sempre que ocorre muito antes da parceira ou parceiro atingir o orgasmo isso passa a ser um problema. É um transtorno bastante frequente, mas muitos casais, especialmente os homens, tem dificuldades em procurar ajuda especializada.
A ejaculação rápida normalmente não é resultante de nenhuma doença física, mas está frequentemente associada ao transtorno da ansiedade. A maioria dos homens com ejaculação rápida apresenta o tipo primário que é quando o transtorno o acompanha desde o início da sua vida sexual. A piora da ejaculação precoce em períodos de muita tensão emocional é bastante frequente. Com o passar do tempo, a ejaculação precoce pode gerar insatisfação ao casal e evoluir para quadros associados a problemas de ereção de origem psicogênica.
Na maioria das vezes a ejaculação precoce pode ser tratada com medicamentos da classe dos antidepressivos. Algumas dessas medicações tem como efeito colateral o retardo do orgasmo e da ejaculação. Quando utilizadas em baixas doses essas medicações podem ajudar a retardar o orgasmo e são bem toleradas pela maioria. A dose pode ser ajustada de modo a se obter o efeito desejado com um mínimo de efeitos colaterais.
Outra possibilidade é a terapia sexual. Existem profissionais especializados na área que podem orientar o casal sobre como proceder durante a relação de modo a retardar ao máximo o orgasmo.
De qualquer modo o problema tem tratamento e as taxas de sucesso são boas. Se você sofre com ejaculação rápida, não hesite, procure ajuda de um profissional da sua confiança.