A síndrome da bexiga hiperativa é caracterizada pela vontade de urinar com urgência, que pode estar associada ou não à incontinência urinária, além de mais micções durante o dia e a necessidade de levantar para urinar várias vezes durante a noite. Mesmo não sendo um problema tão conhecido e divulgado, a bexiga hiperativa atinge de 15 a 20% da população.
O quadro é fruto de um problema neuromuscular, que faz com que o músculo detrusor, presente na região, se contraia erroneamente enquanto a bexiga está se enchendo. A hiperatividade do músculo causa os sintomas citados acima. Algumas doenças, certos tipos de medicamentos, bem como a idade avançada podem causar esta hiperatividade.
O tratamento conservador para bexiga hiperativa é feito com a associação de terapia comportamental e medicamentos (agentes anticolinérgicos), além de injeção de toxina botulínica. A cirurgia pode ser indicada em casos nos quais há mais dificuldade de controlar o problema, com o objetivo de aumentar a capacidade da bexiga ou a neuromodulacao, que é o implante de uma espécie de marcapasso a fim de restabelecer o ritmo normal de funcionamento da baxiga.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato para marcar uma consulta!