A consulta médica é um momento importante. Você vai levar seu problema a um especialista no assunto e ele vai propor uma solução ou tratamento. Quanto mais dados você levar ao conhecimento do médico, melhor. Ele vai coletar uma série de informações, desde os seus sintomas, dados do seu exame físico até ver seus resultados de exames. Baseado nisso vai chegar a um diagnóstico e proposta de tratamento. Pode inclusive chegar a conclusão de que não há doença a ser tratada.
Aqui vão algumas dicas importantes para melhorar o aproveitamento da sua consulta:
- Procure chegar no horário. Atraso é um problema, mas se você chegar muito antes da consulta também pode se incomodar com a longa permanência na sala de espera.
- Anote tudo o que for importante: seus sintomas, quando eles começaram, tratamentos que porventura já tenha realizado. Traga uma lista dos medicamentos que você usa. Tudo é importante. Traga suas dúvidas anotadas e registre as orientações que lhe forem dadas.
- Se for um diagnóstico de câncer, o resultado da biópsia ou biópsias é fundamental. Não há tratamento de câncer sem comprovação da biópsia, salvo algumas exceções.
- A presença do acompanhante na consulta deve ser reservada a situações essenciais, principalmente se houver algo que você não queira que ele saiba. Isso pode gerar situações constrangedoras ou atrapalhar uma conversa franca com o médico.
- Procure ser objetivo e preste bem atenção às perguntas que lhe forem feitas e explicações que lhe forem dadas. Não use o tempo da consulta com outras questões irrelevantes. Foque sua atenção no problema que lhe levou ao médico.